Vantagens Competitivas
Com seus dois segmentos e três áreas de atuação, a Companhia opera em todo o ciclo de vida da exploração e produção (E&P) de petróleo. Considerando que as embarcações atendem os principais campos de produção da Petrobras e de diversas IOCs, os serviços prestados pela OceanPact e as suas respectivas receitas, majoritariamente, estão concentrados na fase de desenvolvimento e produção, tornando o negócio resiliente às oscilações do preço do barril de petróleo, que costumam afetar de forma mais severa a parte de exploração.
Essa relação de longo prazo com as empresas do setor garante que a demanda projetada por serviços e embarcações da Companhia seja impulsionada pela potencial retomada do mercado de óleo e gás global nos próximos anos, sendo o Brasil o principal mercado para a produção offshore de petróleo e gás natural.
A frota da OceanPact é composta por embarcações especializadas, com guindastes e outros equipamentos com capacidade e autonomia para operações em águas profundas. Portanto, a Companhia entende estar bem posicionada para apoiar a cadeia de E&P nos desafios do pré-sal, oferecendo serviços especializados de qualidade a seus clientes.
Em 2017, a OceanPact adquiriu a MMB, empresa norueguesa especializada em resposta a emergências ambientais e com grande inventário de equipamentos, visando expandir seu portfólio e estreitar relações com a Norwegian Clean Seas Association for Operating Companies (NOFO), uma das mais respeitadas associações do mundo na área de resposta a emergências ambientais. Por essa razão, a Companhia possui um dos maiores inventários da América Latina de equipamentos de prevenção e combate a derramamentos de óleo no mar, de respostas a emergências e de coleta de dados oceanográficos.
A Companhia busca constante inovação e desenvolvimento tecnológico dos seus serviços,com presença no parque tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e parcerias com o LAMCE (Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia da COPPE/UFRJ) e o LABOCEANO (Laboratório de Tecnologia Oceânica da COPPE/UFRJ) para o desenvolvimento e aprimoramento de novas soluções para as demandas de seus clientes, além de participar ativamente das principais entidades e eventos do setor.
A Companhia sempre investiu na construção de uma empresa sólida — com equipe, ativos e sistemas inovadores. Em 30 de junho de 2024, a Companhia contava com 1.935 colaboradores, dentre os quais mais de 260 são oceanógrafos, biólogos, bacharéis em ciências náuticas, engenheiros (navais, ambientais, químicos, industriais, dentre outros), mestres e doutores. Além da formação acadêmica, a Companhia investe continuamente no desenvolvimento técnico de sua equipe.
A contínua capacitação de seus colaboradores se reflete no sucesso de mais de 150 simulados junto ao IBAMA, um dos pré-requisitos para o licenciamento ambiental de blocos e campos de petróleo, nas 524 horas de treinamento (incluindo 181 exercícios práticos) e na expertise em veículos autônomos.
A missão da Companhia é ajudar a sociedade e os seus clientes a conhecer, usar e explorar o litoral, os oceanos e suas riquezas, garantindo sua proteção e preservação. Daí a gênese do nome “OceanPact”: um pacto pelo oceano. Por essa razão, a Companhia obedece a altos padrões de ESG (Environmental, Social, and Governance), os pilares fundamentais da estratégia de atuação da Companhia ao longo dos mais de 12 anos de experiência no setor.
Além disso, a Companhia preza pela cultura do sócio executivo, do empreendedorismo, inovação, e da participação acionária como pilares para o seu crescimento e desenvolvimento. A cultura de sustentabilidade, valorização das pessoas e preservação do meio ambiente está no cerne do seu modo de atuar, bem como no modo de agir e pensar de seus colaboradores.
A OceanPact se destaca pela proposta de valor alinhada com as diretrizes ESG, cuja relevância têm sido vetor do direcionamento estratégico de companhias dos mais diversos setores. Principalmente no setor de Óleo e Gás, a proposição ESG fomentou o posicionamento a favor de uma proposta de carbono neutra (Net Zero) por parte dos IOCs e de protocolos mais rígidos de consciência ambiental, o que reforça a relevância de longo prazo da Companhia dentro da estratégia do setor dados seus serviços de proteção ambiental e resposta a eventos ambientais.
Além disso, a Companhia é signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), e busca alinhar suas práticas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, tais como saúde e bem-estar, igualdade de gênero, inovação, consumo responsável e vida na água. Também por sua colaboração com institutos de pesquisa, além de parcerias com a Marinha e a FINEP, a Companhia desenvolveu o projeto Cronos, efetuando mensuração em tempo real das correntes marítimas superficiais em localizações estratégicas, compilando dados valiosos para modelagem e projeções hidrodinâmicas e compartilhando dados com projetos como o Marem.
A Companhia possui base diversificada de clientes e relacionamento de longo prazo.
Desde 2019, a Companhia figura entre as primeiras colocadas no ranking do PEOTRAM (Programa de Excelência Operacional em Transporte Aéreo e Marítimo) da Petrobras, o que garante um prêmio de 3% no valor da diária das embarcações contratadas. A Companhia também foi reconhecida por outros clientes por suas políticas e práticas de QSMS (Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde), recebendo premiações por anos consecutivos.
Além de sua forte atuação no mercado de O&G, a Companhia também está presente em outros segmentos, dentre eles terminais portuários, mineração, energia, telecomunicações e químicos, dentre outros.