Vantagens Competitivas

Vantagens Competitivas

Abrangência da atuação da Companhia no ciclo de exploração e produção de petróleo

Com seus dois segmentos e três áreas de atuação, a Companhia opera em todo o ciclo de vida da exploração e produção (E&P) de petróleo. Considerando que as embarcações atendem os principais campos de produção da Petrobras e de diversas IOCs, os serviços prestados pela OceanPact e as suas respectivas receitas, majoritariamente, estão concentrados na fase de desenvolvimento e produção, tornando o negócio resiliente às oscilações do preço do barril de petróleo, que costumam afetar de forma mais severa a parte de exploração.

Essa relação de longo prazo com as empresas do setor garante que a demanda projetada por serviços e embarcações da Companhia seja impulsionada pela potencial retomada do mercado de óleo e gás global nos próximos anos, sendo o Brasil o principal mercado para a produção offshore de petróleo e gás natural.

A frota da OceanPact é composta por embarcações especializadas, com guindastes e outros equipamentos com capacidade e autonomia para operações em águas profundas. Portanto, a Companhia entende estar bem posicionada para apoiar a cadeia de E&P nos desafios do pré-sal, oferecendo serviços especializados de qualidade a seus clientes.

Um dos maiores inventários de resposta a derramamentos de óleo e de levantamento de dados no mar da América Latina

Em 2017, a OceanPact adquiriu a MMB, empresa norueguesa especializada em resposta a emergências ambientais e com grande inventário de equipamentos, visando expandir seu portfólio e estreitar relações com a Norwegian Clean Seas Association for Operating Companies (NOFO), uma das mais respeitadas associações do mundo na área de resposta a emergências ambientais. Por essa razão, a Companhia possui um dos maiores inventários da América Latina de equipamentos de prevenção e combate a derramamentos de óleo no mar, de respostas a emergências e de coleta de dados oceanográficos.

Inovação como uma competência chave de seus negócios

A Companhia busca constante inovação e desenvolvimento tecnológico dos seus serviços,com presença no parque tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e parcerias com o LAMCE (Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia da COPPE/UFRJ) e o LABOCEANO (Laboratório de Tecnologia Oceânica da COPPE/UFRJ) para o desenvolvimento e aprimoramento de novas soluções para as demandas de seus clientes, além de participar ativamente das principais entidades e eventos do setor.

Investimento em contratação e capacitação de time técnico qualificado

A Companhia sempre investiu na construção de uma empresa sólida — com equipe, ativos e sistemas inovadores. Em 30 de setembro de 2020, a Companhia contava com 1.687 colaboradores, dentre os quais mais de 300 são oceanógrafos, biólogos, bacharéis em ciências náuticas, engenheiros (navais, ambientais, químicos, industriais, dentre outros), mestres e doutores. Além da formação acadêmica, a Companhia investe continuamente no desenvolvimento técnico de sua equipe.

A contínua capacitação de seus colaboradores se reflete no sucesso de 110 simulados junto ao IBAMA, um dos pré-requisitos para o licenciamento ambiental de blocos e campos de petróleo, nas 4.632 horas de treinamento (incluindo 1.544 exercícios práticos) e na expertise em veículos autônomos.

Políticas e Práticas Alinhadas com Altos Padrões de ESG

A missão da Companhia é ajudar a sociedade e os seus clientes a conhecer, usar e explorar o litoral, os oceanos e suas riquezas, garantindo sua proteção e preservação. Daí a gênese do nome “OceanPact”: um pacto pelo oceano. Por essa razão, a Companhia obedece a altos padrões de ESG (Environmental, Social, and Governance), os pilares fundamentais da estratégia de atuação da Companhia ao longo dos mais de 12 anos de experiência no setor.

Além disso, a Companhia preza pela cultura do sócio executivo, do empreendedorismo, inovação, e da participação acionária como pilares para o seu crescimento e desenvolvimento. A cultura de sustentabilidade, valorização das pessoas e preservação do meio ambiente está no cerne do seu modo de atuar, bem como no modo de agir e pensar de seus colaboradores.

A OceanPact se destaca pela proposta de valor alinhada com as diretrizes ESG, cuja relevância têm sido vetor do direcionamento estratégico de companhias dos mais diversos setores. Principalmente no setor de Óleo e Gás, a proposição ESG fomentou o posicionamento a favor de uma proposta de carbono neutra (Net Zero) por parte dos IOCs e de protocolos mais rígidos de consciência ambiental, o que reforça a relevância de longo prazo da Companhia dentro da estratégia do setor dados seus serviços de proteção ambiental e resposta a eventos ambientais.

Por suas atividades operacionais e certificações, a Companhia acredita ser um player importante para a transformação dos padrões de ESG no Brasil. Além dos diversos treinamentos que realiza para conscientização, a Companhia contribuiu, no âmbito do “Mapeamento Ambiental para Resposta a Emergência no Mar – Marem”, com o mapeamento de aproximadamente 7 mil quilômetros da costa, incluindo mais de 2.100 localidades litorâneas, e foi capaz de identificar mais de 4.300 espécies, tendo ganhado por duas vezes o prêmio Environmental Sustainability Project (Rio Oil&Gas 2016 e 2018). Além disso, a Companhia é signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), e busca alinhar suas práticas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, tais como saúde e bem-estar, igualdade de gênero, inovação, consumo responsável e vida na água.

Também por sua colaboração com institutos de pesquisa, além de parcerias com a Marinha e a FINEP, a Companhia desenvolveu o projeto Cronos, efetuando mensuração em tempo real das correntes marítimas superficiais em localizações estratégicas, compilando dados valiosos para modelagem e projeções hidrodinâmicas e compartilhando dados com projetos como o Marem.

Relacionamento de longa data com importantes IOCs

A Companhia possui base diversificada de clientes e relacionamento de longo prazo.

Atualmente, a Companhia é a segunda colocada, numa amostra de 57 empresas, segundo o ranking do PEOTRAM (Programa de Excelência Operacional em Transporte Aéreo e Marítimo) da Petrobras, o que garante um prêmio de 3% no valor da diária das embarcações contratadas. A Companhia também foi reconhecida por outros clientes por suas políticas e práticas de QSMS (Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde), recebendo premiações por anos consecutivos.

Além de sua forte atuação no mercado de O&G, a Companhia também está presente em outros segmentos, dentre eles terminais portuários, mineração, energia, telecomunicações e químicos, dentre outros.